AGRONEGÓCIO
Agronegócio é toda atividade econômica, produtiva, industrial e comercial, ligada à agropecuária. O termo foi adotado graças à mudança de diretrizes da agricultura, tornando-se um amplo e complexo sistema, que engloba atividades dentro e fora da propriedade rural.
É um grande campo de trabalho no cenário nacional, e, graças às terras cultiváveis, solos férteis e a grande disponibilidade de água, o Brasil tornou-se um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negócios relacionados à suas cadeias produtivas.
O país é, atualmente, um dos maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo e a principal locomotiva da economia brasileira, respondendo por um em cada três reais gerados no país, cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A Região Nordeste, apesar o baixo índice pluviométrico, possui um grande potencial de crescimento agropecuário. As áreas agrícolas do sertão, através das técnicas de irrigação, têm conseguido um grande volume de produtividade em diferentes culturas – cebola, tomate, maracujá, manga, melão e uva. Além disso, no sul do Maranhão e oeste da Bahia, a correção de solos do cerrado tem possibilitado a difusão do plantio de soja e, ainda, a inserção da mecanização com os padrões semelhantes aos das regiões mais produtivas do país.
A partir disso, o Cetene surge incentivando pesquisas que auxiliam no desenvolvimento, aprimoramento de novas técnicas e processos no setor agropecuário.